sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Resposta para uma pergunta retórica.




O QUE EU NÃO FIZ PARA ELA NÃO QUERER FICAR AQUI?

Você fez em poucas horas muita coisa. Fez-me sentir o gosto de um beijo verdadeiro. Me fez acreditar em palavras, gestos, olhares e sorrisos. Abraçou-me sem esperar nada em troca, me acolheu em seus braços, escutou minhas mágoas. Contou piadas que me abriram um sorriso. Desejou-me sem, desejar nada em troca. Ofereceu-me musica, me ofertou algo simples porem com um valor inestimável. Em poucas horas fui aos céus, fui ouvida, desejada e não só como mulher e militante, mas sim como pessoa. Enfim, voltei a acreditar que eu realmente era admirada. Nossas bocas confirmaram isso e as minhas lágrimas ao ir embora foram sinceras. Sinceras como as poucas horas ao lado teu.

Dentro do avião me debulhei em lágrimas e quase disse para o piloto: Para tudo que eu quero descer. Porem já era tarde.

Não trocamos contato. Sabíamos que não era necessário. Um ainda ouviria falar do outro. Ouvimos e nos ouvimos. Realmente não duvido de nada, nada mesmo.
Se tiver que esperar algo, só o tempo irá dizer porem a distancia acaba ao olhar as fotos e lembrar-se dos momentos.

Agora, cada um esta seguindo seu rumo, mas com a tranqüilidade do carinho e admiração e isso, o tempo não apagara.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Estatuto de Proteção ao Concurseiro - EPC




Titulo I
Dos Princípios Principais
Art. 1 O EPC- Estatuto de Proteção ao Concurse iro, formado pela união dissolúvel dos desempregados, desamparados, bitolados, sem vida social e sem dinheiro que desejam urgentemente uma aprovação tem como fundamentos:
I- A folga pelo menos uma vez por mês;
II- A ajuda de custo;
III- A dignidade como um ser pouco humano
IV- Os valores mais baixos dos cursinhos
V- A escolha de bancas decentes.
Parágrafo Único. Todo poder vem da nossa força de vontade de ficarmos horas debruçados nos livros e nos direitos deveram ser cumpridos de acordo com esse Estatuto.
Art. 2 São Poderes do Concurse iro só e somente só seu direito de sonhar com a aprovação.
Art. 3 São objetivos fundamentais do concurse iro:
I- Ter acesso a mais bolsas de estudos
II- Garantir a cerveja do fim de semana
III- Erradicar a falta de beijo na boca
IV- Lutar contra professores ruins
V- Promover a união dos pobres para comprar um livro velho.
Art. 4 O EPC rege-se nas suas relações extraclasse pelos seguintes princípios:
I- Independencia financeira
II- Acesso livre ao cartão de crédito dos pais
III- Aumento das horas no computador
IV- Alimentação digna e não o bandejão do cursinho
V- Idas ao cabelereiro
VI- Solução dos problemas emocionais.


Titulo II
Dos Direitos e Garantias Essenciais
Art. 5 Todos são iguais perante a lei e nela encontramos forças para poder lutar por condições mais dignas e mais justas de alimentação, moradia, transporte, laser, aumento de mesada, custeio da cerveja, idas ao cabeleireiro, tarde de compras e fofocas com as amigas, nos termos seguintes:
I- Concurseiros e concurseiras são iguais perante a lei, portanto mais vagas na policia para as mulheres
II- Ninguém será obrigado a estudar no dia do seu aniversario
III- A morte do cachorro chato da vizinha é sim um bom motivo para matar aula
IV- Socorrer sua melhor amiga quando o namoro dela terminar
V- Aulas de atualidades deveram ser sobre temas sérios sendo vetada a morte do Micon Jackson
VI- Ninguém será privado de receber cafunés numa noite chuvosa só porque tem aula de matemática no dia seguinte
VII- A loira que senta ao seu lado e o nerd do final da sala podem sim ser mais inteligentes do que você
VIII- Concurso é questão de sorte por isso leve para prova um trevo de quatro folhas, um pé de coelho e a foto do Gianechine
IX- Seu pai nunca vai achar que você estava estudando se chegar em casa feliz. Por isso cultive suas olheiras
X- A compra de gabarito é um crime serio afinal se você tem 30 mil para comprar um porque esta estudando?


Titulo III
Das Disposições finalísticas e finalizadoras

Art. 6 Concurse iro já virou profissão por isso tem que haver férias remuneradas de 30 dias, auxilio taxi, auxilio pizzaria, auxilio coca-cola, adicional por tempo de estudo, acréscimos por reprovações em provas e diminuição da longa jornada de trabalho, opôs, de estudos.
Parágrafo nem tão único. Caso o seu financiador ache demais todos os seus pedidos argumente pelo menos que você precisa de um vale alimentação maior e de um colchão de água para pelo menos poder sonhar que esta numa piscina.
Art. 7 Algum concurse iro revoltado e seu enorme grupo de apoiadores assinam assim esse Estatuto como forma de pelo menos deixar escrito nossos desejos e votos de um futuro mais digno para aqueles que tem uma árdua rotina a espera de obter quem sabe uma alta pecúnia - se você não sabe o que é isso, esta na hora de parar de sonhar e estudar um pouco mais.

Minha casa, em algum dia de outubro de 09.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Saga de uma viagem inesquecível. Parte 1.


Hotel de Trânsito dos Oficiais.


Já deveria ter começado a escrever sobre a viagem mais inesquecível dos últimos anos porem, foi só voltar para minha cidade que a rotina me sugou de uma vez. A sensação que tive foi ter ficado um mês e não uma semana longe dos meus afazeres. Quando desci do avião me dei conta das responsabilidades que eu ainda tinha, dos concursos, das inúmeras horas debruçadas em frente aos livros. Diferentemente da sensação ao subir no avião e ir para uma cidade longe chamada carinhosamente Porto Velho.

A saga começou desde a inscrição para um concurso ou na verdade, bem antes. No fundo, toda essa viagem foi motivada pelo desejo de um reencontro que aconteceu sim, mas que não foi nem de longe o esperado.
Comecei então a correr atrás de amigos, hospedagem, passagens de avião, dinheiro, enfim, comecei a batalhar por uma estrutura mínima de sobrevivência na selva. A internet e os contatos da minha vida de militante do PCdoB foram grandes aliados para essa doce aventura. É sem isso tudo seria bem mais difícil do que já foi.
Entrar no avião e depois de 3 horas estar em contato com um mundo novo foi à certeza de que o esforço seria bem recompensado afinal, já fui recebida com um calorão de boas vindas. Enfim estava na região Norte para poder conhecer as belezas de um estado que definitivamente e digo infelizmente não esta no roteiro dos mais visitados.
Desembarcando fomos diretamente para a nossa hospedagem. Sim, desembarcamos, pois eu não seria louca de fazer uma viagem dessas sem uma amiga (ok, seria sim, mas com companhia é bem melhor) e fomos para o HTO ou Hotel de Trânsito dos Oficiais, no coração da vila militar e numa das partes mais altas da cidade. Ao chegarmos, a surpresa do quarto ser muito melhor do que o visto pela internet. Pelo preço que pagamos posso dizer que foi um luxo só.
Como aquele é um típico lugar de hospedagem masculina e nos éramos mulheres lindas, desprotegidas e delicadas, todas as atenções voltaram-se para nos afinal, não é sempre que um lugar desses recebe beldades. Se antes tínhamos alguma duvida do que poderíamos esperar desse passeio aos poucos as duvidas foram sumindo e dando lugar ao desejo insano de aproveitar cada segundo que ainda estava por vir com a responsabilidade de um adulto, mas com o sorriso e a magia de uma criança.....

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Doe Sangue..........e Salve várias vidas.



Hoje o blog vai ter uma função séria e importante: a conscientização. Quarta-feira recebi um e-mail de um camarada de Montes Claros pedindo ajuda para salvar sua mãe que esta a vários dias na UTI. Uma das partes do seu tratamento consiste em fazer hemodiálise e transfusões sanguíneas. Infelizmente, por morar longe não pude atender ao seu pedido, porém, como doadora e incentivadora resolvi então fazer a campanha: Doe Sangue e Salve várias vidas.

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve...
- trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- estar bem de saúde;
- ter entre 18 e 65 anos;
- pesar mais de 50 kg;
- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários
- Febre
- Gripe ou resfriado
- Gravidez
- Puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
- Uso de alguns medicamentos
- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

Impedimentos definitivos
- Hepatite após os 10 anos de idade
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
- Uso de drogas ilícitas injetáveis
- Malária

Intervalos para doação
- Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)
- Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Cuidados pós-doação
- Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas
- Aumentar a ingestão de líquidos
- Não fumar por cerca de 2 horas
- Evitar bebidas alcoólicas por 12 horas
- Manter o curativo no local da punção por pelo menos de 4 horas
- Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar pára-quedismo ou mergulho

Hoje esse pedido é para alguém que você não conhece, mas amanhã alguém que você ama pode precisar.

PENSE NISSO.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Tentações.


Não resisto a um cabelo preto, uma pele clara e olhos escuros. Derreto-me por um olhar safado numa cara afetuosa e um sorriso maroto.
Não resisto à combinação de camiseta pólo, jeans e sapato social, porém às vezes tênis com bermuda também despertam o meu olhar.
Adoro receber chocolates, cartas perfumadas, convites para jantar. Admito que curto sim assistir a um bom jogo de futebol, tomar uma cerveja, jogar conversa fora.
Não resisto àquele que me faça rir porem que também me faça sonhar acordada. Que me ensine sobre música, que leia bons livros, mas que também saiba apreciar uma sessão de piadas.
Derreto-me quando me oferecem músicas, quando me presenteiam com futilidades ou quando simplesmente andam de mãos dadas num silêncio acalentador.
Não resisto a um perfume forte, a flor na lapela, a óculos de sol. Como também é impossível resistir a uma sessão da tarde regada a coca-cola e pipoca de microondas.
Admiro passeios ao ar livre, a noites com um bom bolero ou mesmo um forró.
Amo ir a churrascos, passar um fim de tarde na beira no lago e ao sentir frio receber um gostoso abraço para aquecer-me.
Não resisto dormir abraçada, de conchinha com a luz apagada recebendo cafunés e sussurros ao pé do ouvido.
Amo programar viagens ou breves passeios e no caminho ir cantarolando alguma música condizente com o momento.
Não resisto a telefonemas dados sem motivo, a mensagens no celular e a depoimentos no Orkut.
Confesso que prefiro os baixos, porém os altos, se bem apessoados tem seu grande valor.
Não resisto a um abrir a porta do carro, a puxar a cadeira para eu me sentar e a servir meu copo com uma boa bebida.
Não resisto então a coisas normais para qualquer jovem mulher, porém tenho que parar com a maior de todas as resistências, que é resistir a amar novamente puramente pelo medo de sofrer.



Obs.: esse texto foi inspirado no texto Queda do blog do Gustavo Jaime.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A difícil arte de dizer ADEUS.

A vida é feita de momentos. Momentos esses que serão lembrados sempre. Na grande maioria da vezes as lembranças ruins superam as boas. O que é um erro, um grande erro. Temo então que ter a cabeça no lugar e saber separar o joio do trigo, como diz na Bíblia.
O sorriso no rosto nada mais é do que uma obrigação na hora da dor principalmente quando a mesma não é esperada. Sim, algumas dores são programadas como a dor da morte agora pior do que alguém morrer, é ter que ser enterrada viva pois assim é o certo.
Vivi de esperanças, de sonhos que cheguei a sonhar porém, depois de horas de entregue veio o pesadelo, ou melhor, veio a não realização de um Conto de Cinderela esperado a quase meia década e desejado nos meus sonhos mais secretos que no fim, foi dividido com algumas pessoas e confesso que poucas me apoiaram.
Eu precisa sentir novamente o gosto do beijo, as mãos passeando pelas minhas, os olhares se cruzando com intensidade, os corpos se desejando incansavelmente. Era algo mais forte do que eu e muito maior do que qualquer comentário fora de hora e no fim, acabei vivendo intensamente tudo o que tinha esperado mas o fim veio rápido demais. Tão rápido que na hora não absorvi. Tão frio e gélido que fez arrepiar minhas espinhas num calor escaldante do Norte do País.
Nas margens do Rio Madeira a noite senti a leve brisa roçar os lábios que estavam juntos e o vento passar suavente entre os nossos dedos. Senti medo ao atravessar uma balsa e fui amparada. Ali o medo de qualquer coisa passou e restou só o incontrolável desejo de mergulhar fundo na minha alma que agora não era mais minha. Já tinha sido docemente entregue.
Foi também nas margens desse rio porém com um sol a fechar a vista que o penúltimo beijo foi dado. Um beijo amargo, parecido com açaí sem açúcar. Um beijo quase que de despedida, seguido por uma conversa franca mas cheia de interrogações e lágrimas, que escorreram sem o menor controle e desejo.
Conheci um Estado novo, uma cidade nova, um lugar exótico e diferente. Valeu á pena. Tudo foi valido. Apesar da dor, das lágrimas, foi bom tudo tudo mesmo mas temos que colocar um ponto final e essa é a hora.
Evitar contato, evitar pensar no que é ruim. Guardar então só as fotos e os fatos. Esquecer sem dó das lembranças tristes, da sensação de abandono.
Nada será jogado fora. Fez parte do que vivi, fez parte da minha história. Uma história que começou na minha cidade, atravessou fronteiras, rios, balsas..... Uma história que teve seu começo, seu meio e um fim que era para ter sido dado a muito tempo mas foi postergado.
O vazio baterá principalmente quando abraçar o travesseiro imaginando que ali podia ser ele. Ele com quem dormi abraçada e abracei num desejo insano de ser para sempre, por todos os meus dias. Agora caberá a mim ser mais forte do que a vida, superar a dor da morte e seguir em frente como venho seguindo até aqui então.
Agradeço pelos beijos, abraços, telefonemas, recados no orkut, cartas. Agradeço pelo almoço perfeito, pela noite intensa e pelo carinho não negado enquanto foi conveniente. Agradeço por poder sonhar e por ser cor respondida por um breve mas chegou a hora, tendo em vista que nem a amizade cabe mais. O que cabe é só um recado esporádico e se couber isso.
Por mais que me doa, que me corte o coração, que me sangre o peito:
ADEUS Marco Túlio.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Adversidades? Passe por cima e seja feliz.

Nem sempre podemos ser donos do nosso próprio destino. Destino. Será mesmo que mandamos nele? Tenho lá minhas dúvidas quanto a resposta e como a vida dificilmente nos dá cinco alternativas como numa prova de concurso, morrerei com o gosto da não descoberta.
Somos fortes, é isso. Descobrimos um poder de passar por cima das situações difíceis sem nunca imaginarmos porém temos que vivê-las para então gozar do delicioso prazer de escalar até o alto.
Ninguém conseguirá aprender as artimanhas da vida se não vive-la de frente, der literalmente a cara para bater. Viver é se libertar das amarras, dos medos e das angústias. Viver não requer ansiedade e muito menos programação. Viver de verdade doí, machuca.
Enquanto moramos com os nossos pais tudo é muito fácil, porém, chega uma hora que temos que ir ao encontro daquilo que acreditamos e o pior sozinhos. Nossos amigos não poderão fazer nada além de nos desejar boa sorte e os nossos pais simplesmente rezarão. É o que tem que ser feito.
Sou dependente. Por mais que já tenha militado muito não consigo pensar na possibilidade de ficar só. Odeio solidão mas entendo que ela se faz necessária. É no silêncio que muitas vezes nos encontramos e crescemos pois assim, encontramos boas soluções.
Deus, em sua magnitude nunca nos deixa desamparado. Digo isso porque sempre quando Ele me tira algo, me surpreende com algo diferente, que acaba sendo melhor. Não é fácil reconhecer mas é necessário e digno.
Se for então para passar por várias provações eu aceito. Se for preciso ficar preciso ficar só para poder crescer, também aceito. Por mais que doa sei que faz parte da vida. Não é em casa rosa que superarei os obstáculos colocados em meu caminho e sim, enxergando na mais complexa situação o verdadeiro sentido da existência.